quinta-feira, 13 de junho de 2013

A democratização do acesso as Universidades Federais e os desafios para a superação dos paradigmas neoliberais


 

A democratização do acesso as Universidades Federais e os desafios para a superação dos paradigmas neoliberais: " O Diálogo com todos também cabe a todos"



Por Magno Patrick Pickhardt*

 

Nos últimos anos, o Brasil promoveu mudanças que possibilitaram timidamente o aumento do ingresso nas Universidades Federais por estudantes que, superando truculentas adversidades, conseguiram concluir o ensino fundamental e médio das escolas públicas brasileiras.

 


A morosidade do Governo Federal na execução de medidas que diminuíssem o desequilíbrio nas disputas por vagas, mobilizaram algumas universidades como a UFES, a liderarem o processo de democratização do acesso, processo que recebeu tônica do governo federal com a lei nº 12.711 de 2012, a lei das cotas.


A nova configuração política das Universidades Públicas Federais garantiu mais diversidade e confirmam muitas semelhanças que unem culturalmente pela língua e pelos costumes todos os brasileiros.


Paralelo a tal configuração, não é possível excluir as diferenças que lançam novos desafios a toda comunidade acadêmica, inclusive estudantes, professores, coordenadores e espaços institucionalizados de decisão e representação.


O novo cenário exige de todos os novos atores e autores do movimento estudantil novas considerações: Reconhecer as diferenças não impõe superiorizar ou inferiorizar os estudantes ingressos pela sua forma de acesso. Reconhecer as diferenças é a mola impulsora que garante a aceleração da superação dos paradigmas idealizados pelo neoliberalismo.


Os estudantes das IES tem a oportunidade de vivenciar e enriquecer sua formação em um dos momentos mais importantes da história política do Brasil e das Universidades Públicas de Ensino Superior: O do desenvolvimento e aprofundamento da democracia popular.

 


* Magno Patrick Pickhardt é estudante de Direito da UFES optante pelo sistema de reserva de vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário